União de Faculdades Integradas Blaise Pascal
Página Inicial Sobre a Instituição Parceiros Fale conosco
   Cursos

Inscrições

Inscrições
Aperfeiçoamento
Extensão
Certificação
Pós-Graduação
Mestrado
Doutorado
   LMS e E-Learning
Informações
Plataforma
   Canais
Concursos
Conhecimento
Eventos
Pesquisa
   Apoio ao Aluno
Orientações
Calendário
Secretaria
Financeiro
Idiomas
Inglês English
Espanhol Espanhol
Espanhol Português
Funcionamento dos cursos de pós-graduação com acesso ao Mestrado Internacional

Pós-Graduação com acesso ao Mestrado Internacional

  • Aulas presenciais com 12 encontros (uma vez por mês).
  • Professores e orientadores de Universidades conveniadas na União Europeia, ensejada a comunicação em língua portuguesa, assim como a redação do TCC e a sua defesa oral.

A INTERUNI dedica-se à promoção da cooperação interuniversitária, fomentando o desenvolvimento da educação e do intercâmbio cultural por todos os meios ao seu alcance. Por meio de termos de colaboração e convênios, na dimensão da cooperação interuniversitária, a INTERUNI, em coordenação de ações com instituições diversas, no Brasil e no Exterior, conforme a área de conhecimento, oferece cursos e programas educacionais, realizando seu gerenciamento operacional regional, buscando um atendimento de qualidade.

>>Click aqui e Faça sua pré-inscrição on-line.

 

Primeira etapa de estudos da Pós-Graduação com acesso ao Mestrado Internacional

As pós-graduações com acesso ao Mestrado Internacional são presenciais, com a participação de doutores das universidades conveniadas na União Europeia, seja nas aulas presenciais, seja na orientação e no acompanhamento do trabalho de conclusão de curso (TCC). Obrigatoriamente participam também professores brasileiros, mestres e doutores, da Instituição de Ensino Superior credenciada no MEC/Brasil, que por meio do convênio firmado coordena o desenvolvimento pedagógico e acadêmico do curso em colaboração com a instituição de ensino do exterior.
Aprovado na primeira etapa desse Programa de Estudos, que dura de 12 a 15 meses, o aluno é certificado como especialista do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu pela Instituição de Ensino Superior credenciada no MEC/Brasil, conforme legislação brasileira. O processo seletivo para o Mestrado Internacional da Universidade conveniada da União Europeia, durante o desenvolvimento do curso lato sensu, conclui-se com a certificação de pós-graduação lato sensu da Instituição de Ensino Brasileira conveniada, ensejando o acesso/matrícula na respectiva universidade conveniada no exterior. O TCC desenvolvido na etapa de lato sensu é dirigido para o Projeto de Dissertação de Mestrado Internacional.


METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DAS AULAS E DEMAIS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:

* Aulas Presenciais - 12 encontros (um em cada mês) com um carga horária de 22 horas-aulas. Televisiva -transmitidas ao vivo, por satélite, e serão aulas presenciais conectadas. Cada curso tem um encontro por semana no Pólo (conforme calendário do curso), durante quatro horas, duas de transmissão e duas de realização de trabalhos e atividades.

* Atividades desenvolvidas com suporte de computador e Ambientes Virtuais de Aprendizagem - essas atividades com suporte de internet ficam disponibilizadas ininterruptamente, para que o aluno possa acessá-las a qualquer tempo e de qualquer lugar
.

Os conteúdos dos cursos também serão disponibilizados via web e material para impressão.O ambiente web também será utilizado para o envio de atividades. Os alunos podem acessar a página do curso quantas vezes quiserem, a qualquer hora e dia, durante o período determinado no Calendário do Curso.

As atividades, os testes, os trabalhos são computados para a composição da nota para a aprovação. O aluno será aprovado se:

-Mostrar desempenho adequado na participação em todas as atividades propostas: nas aulas presenciais e nas provas realizadas presencialmente.

- Tiver frequência mínima de 75% nas aulas presenciais;

- Obtiver nota única (NU) igual ou superior a 7.


2ª etapa de estudos da Pós-Graduação com acesso ao Mestrado Internacional

* A segunda etapa desse Programa de Estudos, que dura de 12 a 15 meses, é coordenada no seu desenvolvimento pedagógico e acadêmico pela Universidade da União Europeia conveniada, com o gerenciamento operacional regional da INTERUNI, que presta o serviço de acompanhamento e apoio ao aluno, funcionando como interface de coordenação de ações, zelando pelo efetivo cumprimento do contrato firmado com o aluno. Os professores orientadores da dissertação de Mestrado Internacional são obrigatoriamente da universidade conveniada no exterior, ensejada a comunicação em língua portuguesa, seguindo-se as mesmas condições para a redação da Dissertação e sua defesa oral presencial.

* Esta defesa é agendada com antecedência pelo professor orientador nomeado pela instituição de ensino do exterior dentre outros professores para acompanhar diretamente o aluno e ocorre necessariamente na sua sede no exterior. Dessa forma, o aluno conta no local de desenvolvimento do curso, conforme cronograma pedagógico respectivo, com a presença de professores brasileiros e da União Europeia, assim como precisa estar necessariamente presente na sede da universidade conveniada no exterior pelo menos na oportunidade da defesa oral agendada.

Aprovado na segunda etapa desse Programa de Estudos, o aluno é certificado pela universidade conveniada do exterior com o título de mestre de acordo com o programa do curso respectivo. Conforme legislação brasileira, caso deseje a validação para equivalência com o Programa de Pós-Graduação Strictu Senso Brasileiro, o aluno poderá protocolar em Instituição de Ensino Superior do Brasil, credenciada pelo MEC, o processo desta validação.

Perfil do egresso da Pós-Graduação com acesso ao Mestrado Internacional


Os cursos de pós-graduação com acesso ao Mestrado Internacional terão, portanto, a duração média de 24 a 30 meses, desenvolvidos em duas etapas e nas condições aqui apresentadas, ensejando ao aluno o intercâmbio internacional, agregando valor ao seu portfólio de experiências e competência com enfoque na pesquisa que vise retorno social pragmático às unidades coletivas onde se insere, objetivando o progresso da sociedade, dentro do ponto de vista ético e cultural.


Pós-Graduação - Doutorado Internacional

A INTERUNI dedica-se à promoção da cooperação interuniversitária, fomentando o desenvolvimento da educação e do intercâmbio cultural por todos os meios ao seu alcance. Por meio de termos de colaboração e convênios, na dimensão da cooperação interuniversitária, a INTERUNI, em coordenação de ações com instituições diversas, no Brasil e no Exterior, conforme a área de conhecimento, oferece cursos e programas educacionais, realizando seu gerenciamento operacional regional, buscando um atendimento de qualidade. Os cursos de Doutorado Internacional são coordenados diretamente pelas universidades conveniadas na União Europeia, no desenvolvimento pedagógico e acadêmico dos Programas de Estudos, com o gerenciamento operacional regional da INTERUNI, por meio dos acordos firmados, que presta o serviço de acompanhamento e apoio ao aluno, funcionando como interface de coordenação de ações, zelando pelo efetivo cumprimento do contrato firmado com o aluno, sendo ensejada a comunicação em língua portuguesa, seguindo-se as mesmas condições para a redação da Tese e sua defesa oral presencial. Esta defesa é agendada com antecedência pelo professor orientador nomeado pela instituição de ensino do exterior dentre outros professores para acompanhar diretamente o aluno e ocorre necessariamente na sua sede no exterior. Aprovado no Programa de Doutorado, o aluno é certificado pela universidade conveniada do exterior com o título de Doutor de acordo com o programa do curso respectivo. Conforme legislação brasileira, caso deseje a validação para equivalência com o Programa de Pós-Graduação Strictu Senso Brasileiro, o aluno poderá protocolar em Instituição de Ensino Superior do Brasil, credenciada pelo MEC, o processo desta validação.

 

Mais informações

Secretaria Geral - SRTVN 701 Conjunto C, Térreo, loja 200, Sala 03, Centro Empresarial Norte – Asa Norte – Brasília/DF. Tel. (61) 3202-6162 / 3202-7172 – 9:30h às 16:30h .

Marque uma entrevista para maiores informações.
>>Click aqui e Faça sua pré-inscrição on-line.

Pré-inscrição > > >

Copyright ©   União Interuniversitária do Brasil   -   www.interuni.org.br